A insônia na gravidez é uma situação normal e alguns estudiosos defendem a teoria de que se deve as alterações hormonais típicas desta fase. Nem todas as grávidas passam por isto, e por isso acredita-se que haja outros fatores envolvidos.
Mulheres ansiosas, estressadas ou que têm outros problemas emocionais tendem a sofrer mais com insônia durante a gravidez. É muito comum a grávida sentir muito sono no primeiro trimestre de gestação e sofrer com insônias no último trimestre e neste caso, isto também seria provocado pelo desconforto que a barriga traz.
Como a progesterona encontra-se aumentada durante a gravidez, ela pode ser causa da insônia para muitas grávidas pois ela tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central provocando a sonolência, e o hormônio estrogênio, também muito abundante nesta fase, possui efeito estimulante e por isso acredita-se que ele possa ser a causa dos frequentes despertares noturnos durante a gravidez.
Quanto a insônia na gravidez, o que se pode fazer para amenizá-la é:
Uma boa dica é comprar um pequeno travesseiro de alfazema que pode ser aquecido no microondas e dormir sempre com ele próximo ao rosto. Nos dias frios, aqueça-o no microondas e use-o morno, e nos dias quentes uma boa opção é fazer uma aromaterapia com o óleo essencial de alfazema.
fonte: http://www.tuasaude.com/insonia-na-gravidez/
Endereço
Avenida Vila Rica, 652 - Peabiru - Paraná
(44)9969-8800 / (44)3531-2176 |
Desenvolvimento
|
" O Senhor é meu pastor, nada me faltará " |